Monitorar o investimento da concorrência vai ajudar no seu negócio

Se você está buscando crescimento para sua marca você vai precisar investir mais que seus concorrentes.

Isso é o que mostra uma pesquisa da Nielsen, que observou 123 marcas entre 30 categorias de propagandas normais (que não ganharam nenhum prêmio).

O que eles descobriram foi que, na média, se você mantém um share of voice 10 pontos acima do seu share of market você ganhará 0.5% de market share no ano seguinte, o que eles chamaram de “Excess of share of voice”.

O cálculo é o seguinte: 

Excess of Share Of Voice = Share Of Voice – Share Of Market ou (ESOV = SOV – SOM).

Ou seja, uma marca com 20.5% de market share que mantém seu ESOV em 10 pontos ao longo do ano irá obter um market share de 21% no próximo ano.

Mas vale lembrar que estes 10 pontos de ESOV para 0.5% de SOM é uma média, pois a pesquisa analisou e percebeu que fatores como o tamanho da marca, sua fase do ciclo de vida, marcas líderes ou desafiadoras e a qualidade da campanha influenciam no crescimento. Portanto, o ideal é que a marca meça a sua relação específica entre Share of Voice e Share of Market para chegar no seu número exato de influência.

E o recado que fica aqui é: ter conhecimento e monitorar o Share of Voice dos seus concorrentes é fundamental para projetar e buscar o seu próprio espaço no mercado.

Na SPOT temos uma plataforma exclusiva para análise de concorrentes, onde você pode acompanhar diariamente os movimentos do mercado em investimentos em TV e tudo isso com a maior cobertura do Brasil, podendo, inclusive, filtrar por regiões e programação local.

Se quiser saber mais, coloque os seus dados abaixo que entraremos em contato com você e bons negócios!